Nesta segunda-feira, 11, durante evento técnico promovido pela Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE) e a Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE), foi divulgada a contratação de 1.308 novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para o estado.
O anúncio foi feito pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo e o secretário Nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo.
Cerca de R$ 205 milhões serão investidos na construção de habitações populares em cinco municípios: Simão Dias, Lagarto, Campo do Brito, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro.
“A assinatura desse aporte foi de extrema importância para que essas mais de 1.300 habitações saíssem do papel e se tornassem realidade, algo que jamais aconteceria sem a participação do Governo do Estado, pois os valores estavam desatualizados. Isso não seria possível sem essa interação fundamental entre as administrações estadual, municipais e a iniciativa privada”, ressaltou Evislan Souza, presidente da ADEMI-SE.
Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri afirmou que o Minha Casa, Minha Vida é um exemplo de gestão eficiente a partir da união dos diversos agentes públicos e privados.
“Aqui, estamos falando do poder público municipal, estadual, federal e de entidades privadas, que quando se unem, podem mostrar o poder transformador da boa política pública aplicada. São mais de 1.300 casas que assinamos aqui, investimentos com contrapartida dos municípios, do Estado e recursos do ‘Minha Casa, Minha Vida’, federais, para que a gente possa, aos poucos, combater o déficit habitacional no estado”, disse ele.
Ele também reforçou que o Estado investe em iniciativas próprias, relembrado o anúncio do programa estadual de habitação.
“Hoje, a gente participa da comemoração dos 16 anos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ e traz também o compromisso do Estado com a política pública de habitação. Somente no ‘Casa Sergipana’, no ‘Novo Lar’ e no ‘Casa Legal’, três programas estaduais, o Estado está investindo R$ 213 milhões em recursos do Tesouro. O ‘Casa Sergipana’ será lançado ainda em 2025”, frisa.
Evento técnico
Com o tema ‘Caminhos para os municípios reduzirem o déficit habitacional’, o evento celebrou os 16 anos do Minha Casa, Minha Vida e teve como objetivo o diálogo e a cooperação em torno de soluções para o acesso à moradia digna, com foco nas recentes atualizações normativas e operacionais do programa.
Gestores dos 75 municípios sergipanos foram convidados com o propósito de nivelar o conhecimento técnico sobre os instrumentos disponíveis na área habitacional, ampliando a capacidade das prefeituras de atuarem de forma mais eficiente no enfrentamento do déficit.