Foto: Juracy Feitoza

Evento da ADEMI-SE e Desenvolve-SE reúne autoridades para discutir soluções ao déficit habitacional e celebrar os 16 anos do Minha Casa, Minha Vida

Autoridades políticas, representantes técnicos e especialistas do setor habitacional e imobiliário participam nesta segunda-feira, 11, de um encontro técnico promovido pela Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE) e pela Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE).

Realizado no Delmar Hotel, em Aracaju, o evento reúne representantes de vários municípios sergipanos e tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de habitação, promover a cooperação entre esferas governamentais e discutir soluções para ampliar o acesso à moradia digna no estado. A ocasião também marca a celebração dos 16 anos do programa Minha Casa, Minha Vida, uma das principais iniciativas habitacionais do país.

Entre as autoridades presentes estão o Secretário Nacional de Habitação e Coordenador do Programa Minha Casa, Minha Vida, Augusto Henrique Alves Rabelo; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; a secretária da Assistência Social, Érica Mitidieri; o presidente do Banese, Marco Queiroz; a presidente da FAMES, Silvany Mamlak; além dos prefeitos de São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, Júlio Nascimento e Samuel Carvalho, respectivamente.

O presidente da ADEMI-SE, Evislan Souza, reforçou o papel central dos municípios na efetivação das políticas habitacionais e a importância da cooperação técnica.

“Esse evento tem um caráter técnico, mas também tem um caráter de cooperação, porque os municípios são protagonistas. Então, quem consegue fazer o levantamento através do censo habitacional para saber onde está a necessidade de moradias são vocês [prefeitos]. São vocês que licenciam, aprovam, buscam, e quem vai atrás. Nós precisamos trazer hoje orientações para que vocês consigam acessar, através do Ministério das Cidades, oportunidades não só para as famílias que pagam aluguel, mas para as famílias que estão aí em vulnerabilidade social, tanto no campo como na cidade”, completou.

Durante sua fala, o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, destacou a importância da continuidade das políticas públicas na área da habitação.

“A política de Estado vem para ficar, e ela transcende os governos. Elas se firmam de tal forma que pouco importa aqueles que naquela cadeira estarão. Aquela política será mantida. E assim é o Minha Casa Minha Vida, que há 16 anos foi criado. Passamos por governos diferentes, com ideologias diferentes, e jamais foi contestado. Ao contrário, sempre sendo fortalecido”, afirmou.

A programação inclui painéis técnicos e debates com especialistas de destaque em nível nacional e regional. Entre os temas abordados estão o papel do Governo Federal na redução do déficit habitacional, os avanços e desafios do Minha Casa, Minha Vida em Sergipe, a atuação da Caixa Econômica Federal, o uso de tecnologias na construção de habitações e a apresentação de boas práticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Secretária Érica Mitidieri destaca ...
A habitação como instrumento de transformação social foi o f...
Em reunião promovida pela ADEMI-SE,...
Nesta terça-feira, 12, a Associação dos Dirigentes de Empres...
Foto: Arthur Soares
Minha Casa, Minha Vida: recursos fe...
Nesta segunda-feira, 11, durante evento técnico promovido pe...
ADEMI-SE reforça posição estratégic...
A Associação de Dirigentes das Empresas da Indústria Imobili...
Foto: Juracy Feitoza
Evento da ADEMI-SE e Desenvolve-SE ...
Autoridades políticas, representantes técnicos e especialist...
Em entrevista à TV Atalaia, preside...
Na tarde desta sexta-feira, 8, o presidente da Associação do...