Secretária Érica Mitidieri destaca importância de políticas habitacionais durante evento da Desenvolve-SE e ADEMI-SE

A habitação como instrumento de transformação social foi o foco do evento técnico promovido na última segunda-feira, 11, pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e a Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE).

Durante o evento, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância dos programas habitacionais como porta de entrada para outras garantias sociais, sobretudo para famílias em situação de vulnerabilidade.

“Dignidade é a palavra que a gente mais traz forte nessa gestão. Quando falamos de moradia, a gente não fala apenas de paredes e telhados, a gente fala de proteção, de saúde, de educação e de oportunidade. Uma casa é um ponto de partida para que a assistência social consiga chegar. E aqui, em Sergipe, a habitação e a assistência social caminham juntas. É por isso que, além de comemorar, estamos aqui para apresentar nossos planos e ações. Um exemplo é o conjunto habitacional Parque da Vitória, no bairro Santa Maria, que vai atender a centenas de famílias que hoje estão no aluguel social do governo”, afirmou a gestora da Seasic.

O encontro reuniu autoridades dos governos federal, estadual e municipais, além de representantes da Caixa Econômica Federal, especialistas e entidades do setor produtivo, com o objetivo de discutir o fortalecimento das políticas públicas de moradia em Sergipe.

Na oportunidade, foi assinada uma nova contratação do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) para Sergipe, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com investimento de R\$ 205 milhões destinados à construção de 1.308 habitações populares em cinco municípios: Simão Dias, Lagarto, Campo do Brito, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro.

O governo de Sergipe, sob a liderança da Seasic e da secretária Érica Mitidieri, também avança com uma série de programas estaduais inéditos, entre eles o Residencial Parque da Vitória, que, com 360 unidades, atenderá famílias que hoje recebem o aluguel social.

Já a iniciativa Casa Sergipana prevê subsídios de até R$ 20 mil para famílias de baixa renda, com mais de 4 mil unidades já planejadas.

Outro programa, o Habitar Servidor, é voltado exclusivamente à aquisição da casa própria por servidores estaduais.

O governo estima que os investimentos nessas frentes somem mais de R$ 213 milhões até 2026.

Parceira do setor público na construção das políticas de habitação, a ADEMI-SE tem incentivado a criação de programas próprios por parte dos gestores municipais e estaduais. A entidade celebrou, ainda em 2024, a aprovação dos projetos que hoje formam a base da nova política habitacional de Sergipe.

“O envolvimento direto do poder público estadual, com apoio técnico e diálogo com o setor produtivo, é essencial para garantir o acesso à moradia de qualidade”, destacou o presidente da ADEMI-SE, Evislan Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Secretária Érica Mitidieri destaca ...
A habitação como instrumento de transformação social foi o f...
Em reunião promovida pela ADEMI-SE,...
Nesta terça-feira, 12, a Associação dos Dirigentes de Empres...
Foto: Arthur Soares
Minha Casa, Minha Vida: recursos fe...
Nesta segunda-feira, 11, durante evento técnico promovido pe...
ADEMI-SE reforça posição estratégic...
A Associação de Dirigentes das Empresas da Indústria Imobili...
Foto: Juracy Feitoza
Evento da ADEMI-SE e Desenvolve-SE ...
Autoridades políticas, representantes técnicos e especialist...
Em entrevista à TV Atalaia, preside...
Na tarde desta sexta-feira, 8, o presidente da Associação do...