Destaque nacional: Aracaju ocupa a 12ª posição entre as cidades brasileiras que mais geraram empregos na construção civil em 2025

A cidade de Aracaju ganhou destaque nacional ao se destacar no ranking das cidades do país que mais geraram empregos na área da construção civil, em 2025. A capital sergipana ocupa a 12ª posição no que se refere à geração postos frmais de trabalho no setor, o que evidencia os significativos investimentos e avanços do setor no município, um resultado que reflete a relevância e o dinamismo do mercado formal e que se traduz no crescimento socioeconômico local.

Este cenário extremamente positivo é resultado não apenas de políticas públicas coordenadas e investimentos que fortalecem a infraestrutura e o mercado imobiliário, mas também de esforços e comprometimento por parte das empresas do setor no que diz respeito à investimentos em contratação e qualificação de mão-de-obra, tecnologia aplicada à construção e constantes diálogos com representantes de todas as esferas do poder público. A soma de todos esses fatores possibilitou que a capital sergipana se tornasse um polo relevante para a construção civil no estado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e inclusão social na região.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Aracaju gerou mais de 1.100 postos formais de trabalho em agosto de 2025, liderando o saldo positivo em Sergipe. No cenário nacional, o setor da construção criou 79.412 empregos no primeiro bimestre do ano, número que representa 14% do total de vagas criadas em todo o Brasil.

O investimento público na esfera estadual ultrapassou R$ 724 milhões em obras e criou mais de 1.400 empregos formais. Em contrapartida, iniciativas de qualificação profissional e a utilização de plataformas digitais foram fundamentais para aproximar as empresas dos trabalhadores. Todos esses elementos se traduzem na importância do setor para a economia em âmbito local e nacional.

Outro fator fundamental que contribuiu para reflexos diretos na melhora da qualidade de vida da população e no fortalecimento da economia regional foi o crescimento sustentável da construção civil em Aracaju, que contou com a adoção de políticas integradas e um imenso potencial para inovações tecnológicas, preceitos considerados pilares essenciais para o desenvolvimento do setor e do futuro econômico de Sergipe.

Para Evislan Souza, presidente da Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE), este cenário positivo foi possibilitado devido à sinergia que há entre todos os setores envolvidos.

“Esse resultado confirma a força da construção civil em Aracaju. O alinhamento entre governo, empresas e entidades tem gerado empregos, movimentado a economia e ampliado oportunidades. A ADEMI-SE seguirá apoiando esse avanço”, disse o dirigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Associados da ADEMI-SE e equipe da ...
Na manhã desta sexta-feira, 14, foi realizada a segunda reun...
Destaque nacional: Aracaju ocupa a ...
A cidade de Aracaju ganhou destaque nacional ao se destacar ...
Orçamento do FGTS direcionado pelo ...
Um orçamento recorde, da ordem de R$ 144,5 bilhões, foi apro...
Setor da Construção Civil gerou mai...
Sergipe conseguiu alcançar um feito extremamente relevante s...
ADEMI-SE destaca importância da atu...
A Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobil...
ADEMI-SE participa de reunião no Si...
Representantes da Associação dos Dirigentes das Empresas da ...