A Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE) se reuniu nesta terça-feira, 29, com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) de Aracaju, Sérgio Guimarães, para discutir ações estratégicas para o desenvolvimento urbano da capital.
Estiveram presentes o presidente da ADEMI-SE, Evislan Souza, o vice-presidente financeiro Marcus Vinícius Rolemberg Cortes, e a assessoria jurídica da entidade, representada pela advogada Jéssica Brunelly. Pela Emurb, além do presidente, participou Sheila Trope, diretora de Habitação da pasta.
Um dos principais avanços foi a consolidação da participação de membros da ADEMI-SE em Grupos de Trabalho que terão a missão de concretizar a revisão do Plano Diretor de Aracaju, criar um Programa Municipal de Habitação e planejar a revitalização do centro da cidade. Os GT’s também contarão com representantes da EMURB e de outras entidades dos setores de habitação e urbanismo.
Além disso, a ADEMI-SE se comprometeu a apresentar ideias e modelos para possível incorporação na capital, com foco em políticas de habitação social, retrofit e revitalização urbana. Essas propostas visam não apenas atender à demanda habitacional, estimada em cerca de 36 mil domicílios em Aracaju, mas também fomentar o desenvolvimento sustentável e equilibrado da cidade.
“O encontro reforçou a necessidade de colaboração entre o setor público e privado para atenuar o déficit habitacional, que no Brasil afeta majoritariamente famílias com renda de até três salários mínimos. A meta principal é desenvolver programas que promovam dignidade e inclusão, permitindo que mais aracajuanos realizem o sonho da casa própria”, destacou o presidente da ADEMI-SE, Evislan Souza.