Foto: CBIC

CBIC e SENAI lançam plano nacional de qualificação na construção civil

A construção civil brasileira deu um passo estratégico rumo à qualificação da mão de obra com o lançamento do Plano Nacional de Capacitação da Construção Civil, apresentado na última sexta-feira, 11, durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado em São Paulo.

A iniciativa, fruto da parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), visa preparar trabalhadores para atender à crescente demanda do setor, que precisa de mais de 4,4 milhões de vagas até 2027, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial do SENAI.

Com duas ações principais — Aprendendo a Construir e Elas Constroem — o programa foi desenhado para se adequar à realidade dos canteiros de obras, contemplando homens e mulheres com capacitações práticas, técnicas e acessíveis.

Para o presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (ADEMI-SE), Evislan Souza, o lançamento do plano é uma conquista importante para todo o setor, especialmente em estados como Sergipe, que vêm registrando crescimento expressivo na construção civil.

“Estamos vivenciando um momento muito positivo na construção civil em Sergipe, com aumento da atividade e geração de empregos. Mas esse avanço traz consigo a necessidade urgente de formar profissionais aptos a atuar com qualidade, segurança e eficiência. O plano chega no momento certo, como um divisor de águas para o nosso setor”, afirma.

Em 2024, a construção civil sergipana gerou 2.291 novas vagas de trabalho formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho. O número representa um crescimento de 22,58% em relação ao ano anterior, conforme levantamento apresentado durante o Summit CBIC 2025, realizado em Fortaleza.

“Programas como o Plano Nacional de Capacitação fortalecem o elo entre desenvolvimento econômico e responsabilidade social. É o tipo de ação que precisamos apoiar para manter o setor em crescimento e, ao mesmo tempo, transformar vidas por meio do trabalho”, reforça Evislan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Foto: Freepik
Nova faixa do Minha Casa, Minha Vid...
O Conselho Curador do FGTS aprovou nesta terça-feira, 15, a ...
Foto: CBIC
CBIC e SENAI lançam plano nacional ...
A construção civil brasileira deu um passo estratégico rumo ...
Foto: Freepik
Reforma Tributária: precificação se...
Durante o Encontro Internacional da Indústria da Construção ...
ADEMI-SE participa de reunião do Co...
A Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobil...
Presidente Lula anuncia R$ 30 bilhõ...
Durante a abertura do Encontro Internacional da Indústria da...
WhatsApp Image 2025-04-08 at 16.49.36
ADEMI-SE presente no ENIC 100: o fu...
Nesta terça-feira, 8, a Associação dos Dirigentes de Empresa...